15 novembro, 2011

"Cresce e aparece; deixa de ser menina, pá!"


Qual é a linha que separa a diferença entre eu dizer publicamente que

(i) me sinto mais atraído por homens com pêlos no peito do que por homens sem pêlos no peito;
(ii) entre eu achar que ser-se feminino é um traço inqualificávelmente nojento numa pessoa porque me lembra essa coisa horrível que são as mulheres;
(iii) e eu ser completamente contra a liberdade dos outros para serem como quiserem?
"Not into girls, whether they're girls or boys" 
Boa dica, pessoa intelectualmente desenvolta! Que piada tão inofensiva. Mas que grande homem que tu és!

É um bocado triste perceber que voltámos a um ponto onde é mais cool ser-se contra a liberdade alheia do que esforçarmo-nos por sermos nós próprios pessoas genuínas.
Lady Gaga? Porque nos enganaste?

(e eu pergunto-me se, de facto, compensa usar as redes sociais gays para todo este desespero sociológico.)

Adenda Explicativa, pós comentário de uma bicha amiga confusa:

Cada pessoa tem, como é óbvio, o direito de se sentir atraído por aquilo que quiser e não é mais por causa disso. A única coisa que criticamos aqui é quando essas pessoas fazem das suas supostas preferências um veículo para reduzir, insultar e oprimir aqueles que estão fora delas.

Se conheceres a internet tão bem como eu, perceberás que não faz sentido nenhum que aparentemente todos os homens gays online deste país gostem apenas de outros homens que tenham traços hiper-masculinos. Mas mesmo que isso fosse verdade, qual é o propósito de esses homens estarem constantemente a reforçar que "odeiam bichiches" "desapareçam-me da frente" "não são homens, não são nada" etc, etc, naquilo que parece apenas numa tentativa vazia de se sentirem mais homens eles próprios?

A questão aqui não são as preferências. É esse pensamento mainstream de que há uma forma certa e uma forma errada de se ser gay, e o continuar-se a acentuar a homofobia internalizada dentro da nossa comunidade através destes falsos machismos horríveis.

3 comentários:

  1. Boa tarde,

    Desculpem a minha ignorância, mas não estou a perceber a linha que separa o sentir-se atraído pelo estereótipo mais masculino num homem, ou o estereótipo mais feminino num homem.

    Eu sou gay e sinto-me mais atraído por homens mais femininos, e sem pêlos no peito e em outras partes do corpo.

    E isto por algum motivo faz-me ganhar mais pontos na bicha que eu sou?

    Tenho amigos que têm gostos opostos aos meus, e não são menos ou mais bichas do que eu.

    Pode me explicar a diferença?

    Obrigado.

    Felipe

    Ps.: E obviamente que percebo a diferença de linguagem entre os 3 pontos apresentados e a "piada". Mas não é um pouco redutor o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe. Cada pessoa tem, como é óbvio, o direito de se sentir atraído por aquilo que quiser e não é mais por causa disso. A única coisa que criticamos aqui é quando essas pessoas fazem das suas supostas preferências um veículo para reduzir, insultar e oprimir aqueles que estão fora delas.

      Se conheceres a internet tão bem como eu, perceberás que não faz sentido nenhum que aparentemente todos os homens gays online deste país gostem apenas de outros homens que tenham traços hiper-masculinos. Mas mesmo que isso fosse verdade, qual é o propósito de esses homens estarem constantemente a reforçar que "odeiam bichiches" "desapareçam-me da frente" "não são homens, não são nada" etc, etc, naquilo que parece apenas numa tentativa vazia de se sentirem mais homens eles próprios?

      A questão aqui não são as preferências. É esse pensamento mainstream de que há uma forma certa e uma forma errada de se ser gay, e o continuar-se a acentuar a homofobia internalizada dentro da nossa comunidade através destes falsos machismos horríveis.

      Faz sentido?

      Excluir
    2. Já para não falar na forma como se relaciona esta questão com as preferências em termos de posição sexual.

      Excluir