24 junho, 2012

Bichas na Marcha! (flyer, fotos e coisas)


Nação Corajosa! (ontem, porque hoje parece que voltamos para o amário)

Ontem foi o dia da marcha de Lisboa, e nós, como tínhamos avisado, também lá estivemos. Foi um dia bonito e inspirador (como não podia deixar de ser) e as críticas que temos - porque claro que também as temos - deixam-se para um outro post; n
este o propósito é outro. 


Viram, por acaso, meia dúzia de pseudo-super-heróis ao longo da Marcha, com capas que liam "Bichas Corajosas"? 

Espero que sim; éramos nós. 

Vamos lá então falar um bocadinho sobre o que é que isto significou, as reacções que tivemos, rever o propósito do flyer e, já agora também, mostrar algumas fotos para aqueles que não puderam ir se sentirem mal (nós sabemos que a malta adora fotos). 

1) Significado

Não é que seja necessária a maior explicação deste mundo para compreender "O Segredo Sagrado!" por detrás desta acção, mas é sempre bom ter a certeza de que não fica uma ideia errada do género "que andamos de capas porque nos achamos o máximo". (o que, embora bastante verdade, não tem a ver com o propósito da coisa).

Usando a analogia dos super-heróis - exemplos de força, vontade e coragem - e virando um bocadinho do avesso o nosso habitual tom sarcástico negativo, quisemos celebrar a não cobardia de todos aqueles que saem à rua e mostram a sua insatisfação/celebração.

Achamos que é sempre importante relembrar que isto das marchas e do activismo são coisas cheias de valor que devem ser incentivadas, que não podem ser esquecidas, e que durante este dia (nem que apenas neste dia, para alguns) nos devemos sentir especialmente orgulhosos por não tomarmos o caminho fácil de ficarmos em casa a dizer mal de tudo no Facebook sem, no entanto, fazermos nada relativamente a isso.

2) Flyers

O nosso propósito número dois - que nós somos bichas complexas! - foi distribuir flyers que continham um mini-manifesto e uma lista de "9 Perguntas Para Identificar Bichas Cobardes".

As perguntas (como podem ler em baixo) eram simples, mas (espero) inteligentes o suficiente para fazer qualquer pessoa, por mais bem resolvida que se ache, questionar-se sobre o seu à vontade relativo à sua sexualidade/identidade de género. Isto porque nós, embora muito vocais contra uma caricatura de pessoas que adoramos satirizar, sabemos bastante bem que isto da cobardia vem em conta e medida e que está diluída em vários tipos de aceitação. Desde os absolutamente cobardes! àqueles que "têm consciência das questões que ainda têm por resolver mas que estão a trabalhar nisso como pessoas boas que são" há ainda, na maioria das pessoas desta comunidade, um grande caminho a percorrer.

Por exemplo, quantos de nós é que conseguem dizer honestamente que, em nenhum momento da suas vidas, não respondemos que sim à pergunta "se pudesses ter nascido diferente escolhias ser heterossexual"? Todas estas questões fazem parte de diferentes etapas do nosso processo interno de Coming Out que, com tempo e estimulação intelectual, lá ficam resolvidas. (Ou não, no caso nas nossas amigas Bichas Cobardes mais extremas.)

Relativamente ao Flyer, podem lê-lo em baixo e, caso queiram, podem imprimi-lo e distribui-lo por onde acharem relevante. (Versões em PDF e noutros formatos, também disponiveis.)

Será que estou já a ouvir alguém sugerir distribuir estes flyers na Marcha do Porto? Isso é que era! Até vos dava as capas. Juro.

(clicar para aumentar)
3) Reacções

Reacções tivemos muitas e de pessoas muito diferentes. Mas felizmente - e contrariamente à piada que contávamos entre nós -, não, as capas não serviram para nos proteger do cuspo dos ataques das bichas cobardes. (:

O que aconteceu, pelo contrário, resumiu-se em dois grupos: as pessoas simpáticas que já conheciam o blog e que, de repente, puderam associar caras aos textos (o que se traduziu em abraços e pessoas a dizerem-nos coisas bonitas - Obrigado!); e o caso das restantes pessoas - desconfiadas - que, à leitura das primeiras linhas do flyer, torceram o nariz, riram-se ou ficaram confusas.

E como é isso que se quer: abraços e confusão na cabeça, achámos o dia positivo e ficámos satisfeitos com o resultado da acção. Final feliz.

5) Outros e Fotos

Num ponto final, não podia deixar de dar um agradecimento especial à nossa equipa de Bichas lindas e incansáveis que distribuíram coragem por todos os cantos da Marcha. Obrigado, malta.
Que Deus (ou o Harry Potter) vos pague em pastéis de nata. **

O Dezanove fez-nos também uma entrevista que deve ficar online mais dia menos dia (e entretanto actualizamos aqui com o link).

PS: Entrevista aqui. Obrigado, Dezanove. <3

Fotos das Bichas com Capas seguem em baixo.


(Uma das nossas Bichas amigas foi-se embora antes das fotos de grupo, mas está, na mesma, no nosso coração. *)

4 comentários:

  1. Apenas tenho a dizer "Muito bom!!". Tanto à iniciativa das capas (tive a sorte de ver ao vivo na marcha) como o flyer. Parabéns e continuem com a luta contra as bichas cobardes. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge! Se quiseres, na próxima, juntas-te a nós. (:

      Excluir
  2. Não a todas as perguntas do flyer! ^.^

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir