21 junho, 2014

Discurso das Bichas na Marcha do Orgulho 2014 (Video)

Dezanove
Estivemos na marcha do orgulho LGBT deste ano de Lisboa com o tema "Bichas Unidas e Destemidas // A Coragem é Mágica."

Este foi o nosso Discurso:

"As Bichas estão hoje na marcha para relembrar aquilo que achamos ser o fundamental; a existência de uma comunidade queer corajosa, asertiva, solidária e verdadeiramente aberta à sua diversidade.

Porque somos muitas, muitas mais do que as que aqui estamos, muitas mais do que as que conhecemos, muitas mais que as das falsas estatísticas que escrevem sobre nós. Que se fodam os 10, os 15 e os 20%. muitas, muitas mais.

Somos muitas e também muito diferentes entre nós. Mas tão poucas, aqui. Tão poucas informadas. Tão poucas feministas, Tão poucas solidárias, Tão poucas disponíveis, tão pouco orgulhosas.

Vivemos numa bolha LGBT onde ainda franzimos os olhos a representações femininas e feministas, a representações trans, queer e VIH positivas. Numa comunidade que insite em separar a festa da política, uma comunidade que teima em fugir de marchas para se esconder em arraiais. Uma comunidade onde quem mais lucra com a ela treme de medo de qualquer conotação política.

Uma comunidade resumida em equipas de rugby gay auto-proclamadas heroicas que se recusam a andar ao nosso lado na marcha mas que vendem, despidos cervejas e cervejas no arraial. Uma comunidade de bares e clubes de sexo bear no príncipe real que enriquece com o turismo gay mas que foge à minima ideia da luz do dia e da visibilidade política. "Marcha do orgulho? Ewwww eu não sou activista."

Um país de figuras mais e menos públicas queer que ainda temem expressões de género não binárias e que se recusam a lutar por uma parentalidade plena. Aliás, um país onde governantes armariadamente gays retiram direitos às familias homoparentais, mais onde a comunidade queer se levanta é contra os outings. Porque somos bem comportadas. E hà que ter uma agenda que não antagonize ninguém..

Um país de tecnicos de saúde, polícias e políticos orgulhosamente ignorantes e agressivos. Mas onde ainda temos de andar atrás (sobretudo) dos homens gays para lhes explicar o que é a homofobia e para lhes provar por "A mais B" que a discriminação existe, tão dentro que se escondem dentro dos seus armários. 

Um país onde mais pessoas vão celebrar o orgulho a Madrid do que a Lisboa e onde ainda temos organizações a boicotar o trabalho de colectivos e grupos mais pequenas na sua própria ganância. Um público LGBT essencialmente anti activismo, anti política, anti mudança, anti coragem.

E nós que tantas vezes provámos e continuamos a provar sermos melhores que tudo isto.

Mas as bichas hoje não sugerem soluções. Hoje, as bichas só querem marchar, dançar e relembrar que temos de sair da nossa zona de conforto. Que temos de chegar a quem não está já no meio de nós e introduzir nas agendas não só o que é politicamente correcto, mas o que é essencial, honesto, completo.

Que questionemos todos aqueles que hoje cá não estão connosco e que os puxemos para fora do armário. Porque as nossas irmãs e os nossos irmãos e a sua educação são prioritárias se queremos um mundo verdadeiramente diverso, feminista, inclusivo, melhor.

Por todas, todas. Sejamos mais audázes."


-

Notícia no Dezanove, aqui:
Porque foram as Bichas Cobardes as mais aplaudidas da Marcha do Orgulho LGBT?

3 comentários:

  1. Sou Caio Reinier, 19, bicha brasileira e super me identifiquei com essa intervenção!

    Ademais, sobre vih/sida sugiro as leituras: contra-condutasdaaids.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por finalmente se ouvir um discurso tão aberto e directo aos pontos que doem.
    Haja coragem para largar a hipocrisia e o discurso de quem quer palco e protagonismo. É preciso passar para outra fase e deixar de parte as formalidades.
    É preciso trazer toda a gente para fora do armário!

    ResponderExcluir
  3. "audazes" não leva acento. :P *cara de bicha picuinhas*
    Parabéns pelo discurso!!! :D

    ResponderExcluir