25 outubro, 2014

Bichas Podcast // Viver com HIV

O que é descobrir que se está infectado com VIH? Como é que as pessoas reajem quando descobrem que somos seropositivos? Qual é a melhor forma e a melhor altura para se contar a um parceiro o nosso estatuto serológico? Existem limitações na vida das pessoas VIH positivas ou nas relações entre pessoas com estatutos serológicos discordantes? De que forma é que as organizações LGBTQ têm representado (ou ignorado) este assunto e esta população situação?

Neste episódio, o João junta-se a nós e dá-nos o seu testemunho pessoal.

"Quanto nos assumimos como seropositivos parece até que a nossa identidade muda, "eu sou seropositivo" parece [querer dizer] que me é alguma coisa intrínseca. É por isso que eu costumo dizer que "nós temos uma doença", o HIV, e ter uma doença é diferente de sê-la. Eu não me importo de dizer que sou seropositivo desde que isso não me defina como pessoa e, de facto, a mim não me define."

"A questão do estigma é uma coisa que muitas pessoas sentem, e fico muito triste quando de facto vejo pessoas a serem rejeitadas só porque são seropositivas. Isto releva uma incapacidade das pessoas de lidaram com as outras e com o facto de elas serem seropositiva. Temos de desmistificar isto um bocadinho. Eu gostava que as pessoas que ouvissem este podcast, se de facto estão infectadas com certeza vão empatizar comigo, mas as que não estão que percebessem que nós continuamos a ser pessoas e seres humanos e que continuamos a ter sentimentos e direitos. Temos direito a amar e a tudo o que as outras pessoas têm.

"Há um medo de voltar a rotular as pessoas da comunidade lgbt com esta coisa do HIV, mas de facto não termos de ter medo de rotular, temos que abordar as coisas com seriedade e perceber que se nós não as abordarmos assim, elas vão ficar ainda maiores. Gostava muito que as associações LGBT que me representam (a mim também!) fizessem um esforço maior por me representar, não só a nível da minha orientação sexual, mas também daquilo que é a minha doença. Acho muito grave que as principais organizações continuem a assobiar para o lado. Custa-me a ver a comunidade a adoecer, e a não ver nenhuma mensagem ou colaboração destas organizações."

--
Links do video:
Checkpoint LX: http://www.checkpointlx.com/
GAT - Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA http://www.gatportugal.org/

AIDS map: http://www.aidsmap.com/
The Body: http://www.thebody.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário