10 novembro, 2014

Juventude LGBTQ em Risco | Conversa com Rita Paulos da Casa Qui

O que acontece aos jovens que são expulsos de casa por serem LGBT? Que respostas e apoios temos disponíveis para a nossa juventude em risco? Que papel têm as organizações LGBT em criar respostas concretas para o bem estar da nossa população? Porque é que se andava por aí a cantar a Somewhere Over The Rainbow?

A Rita Paulos da Casa Qui junta-se a nós para nos algumas respostas a estas perguntas e para partilhar conosco a sua perspetica sobre a evolução do activismo LGBTQ em Portugal.



No Youtube: http://youtu.be/Ui7xV1EflMo

"O isolamento é muito maior, e os proprios factores de proteção e o suporte social não são os mesmos. Enquanto que no caso de alguém parte de uma minoria étnica ao ser discriminado na escola, a probabilidade da família partilhar essa característica é muito grande, e, portanto se houver alguma situação de discriminação, tem ali um suporte concreto em casa (o que é muito importanto, porque a família e as figuras parentais são determinantes para criar resiliência e para consolidar a auto-estima de um adolescente); aqui não temos essa garantia, e mais grave, temos muitas vezes os tecnicos e as tecnicas sem querer a chamar os pais e falar-lhes destas questões quando não devem e não podem fazê-lo sem autorização destes adolescentes e sem garantir que há um plano b se alguma coisa corre mal. E isto é de tal maneira grave que o risco de suicídio aumenta drásticamente quando a família sabe e reaje mal."

Notícia no Público: "Como lida a protecção de menores com jovens gays e lésbicas? Nem sempre bem" http://bit.ly/1tQKHrV

Casa Qui: http://www.casa-qui.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário